NOTÍCIAS


  • - Você que acompanha as notícias por aqui no site da AMAJF, quer ficar por dentro do que ocorreu de mais importante na COP26?

    Você que acompanha as notícias por aqui no site da AMAJF, quer ficar por dentro do que ocorreu de mais importante na COP26?

    *COP26 – Resultados e a participação de Minas Gerais*.

    Este é o tema da edição de novembro do Programa Sisema ComCiência, que comemora 1 ano do programa, com transmissão ao vivo pelo canal Meio Ambiente Minas Gerais, no YouTube, na próxima *quinta-feira (18/11) às 14h*.

    A palestrante será a Coordenadora do Núcleo de Sustentabilidade, Energia e Mudanças Climáticas da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), Larissa Assunção Oliveira Santos.

    A apresentação e mediação do evento ficarão a cargo do analista da Assessoria de Programas, Projetos e Pesquisas em Recursos Hídricos do Igam, Alexandre Magrineli.

    ---------------------------------

    Agenda

    Sisema ComCiência – Novembro

    Data: 18/11/2021 - QUINTA-FEIRA

    Horário: 14h

    Tema: COP26 – Resultados e a participação de Minas Gerais

    Assista no Canal do Youtube Meio Ambiente Minas Gerais - https://www.youtube.com/meioambienteminasgerais

    #SISEMA #MeioAmbienteMg #meioambiente #sustentabilidade #aFapemigNãoPara #ciência


  • - COP 26 ABORDA O POTENCIAL DA MATA ATLÂNTICA

    Referências para nossa região da Zona da Mata Mineira

    COP 26 ABORDA O POTENCIAL DA MATA ATLÂNTICA

    O Secretário de Meio Ambiente do Estado de São Paulo participou nesta quarta-feira (3), durante a COP26, em Glasgow, na Escócia, do evento que aborda o papel da Mata Atlântica na mitigação de gases do efeito estufa.

    Os dados para discussão do tema no Scottish Event Campus foram apresentados pela Organização Não Governamental SOS Mata Atlântica e elaborados a partir de uma análise histórica das emissões de gases do efeito estufa (GEEs) e o potencial de mitigação até 2050.

    O estudo inédito foi realizado em parceria com o Imaflora (Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola) e o SEEG (Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa), iniciativa do Observatório do Clima.

    O subsecretário de Meio Ambiente do Estado de SP, Eduardo Trani, participou do evento e ressaltou a importância do programa Refloresta SP, apresentado durante a COP26, como um grande aliado da preservação da Mata Atlântica, além do Cerrado Paulista.

    “Determinamos uma meta ousada que é o plantio de 1,5 milhão de hectares de vegetação nativa até 2050”, explicou Trani.

    O Refloresta SP é um dos maiores programas de restauração florestal do Brasil.

    A previsão é recuperar 800 mil hectares de área degradada por meio do programa Agro Legal e 700 mil hectares, tanto com crédito verde aos pequenos proprietários quanto com o pagamento por serviços ambientais (PSA) nos casos em que não há restauração obrigatória nem atividades econômicas consolidadas, como é o caso de pastagens de baixa capacidade agrícola.

    O investimento inicial para os créditos e o PSA será de R$ 200 milhões com recursos depositados no FECOP (Fundo Estadual de Controle da Poluição).

    Em Minas Gerais também temos iniciativas significativas que podem contribuir para redução de gases de efeito estufa.

    O Projeto Carbono que a AMAJF desenvolve em parceria com a ONG TNC e o Mercado Livre, identificam propriedades rurais com potencial de regeneração natural e firmam PSA com os produtores rurais para que essas áreas sejam conduzidas e restauradas de maneira a gerar estoque de carbono durante o período contratado.

    Iniciativa pioneira, servirá de referência no Brasil.

    Acompanhe as nossas ações.


  • - Projeto para revitalização de bacia hidrográfica vai beneficiar 14 cidades de Minas Gerais e Goiás

    O projeto Pró-Águas Urucuia foi lançado nesta sexta-feira (17/09), em Arinos (MG), com a finalidade de conservar o solo, a água e recompor vegetação nativa em dois mil hectares de áreas degradadas do Rio Urucuia visando aumentar a disponibilidade de água.

    A iniciativa integra o Programa Águas Brasileiras e tem como objetivo atender 14 cidades de Minas Gerais e Goiás. O Presidente Jair Bolsonaro participou do evento acompanhado de ministros.

    A bacia hidrográfica do Rio Urucuia é estratégica para o Rio São Francisco.

    “Quem diria, daqui de Minas Gerais, águas para o nosso Nordeste brasileiro. Tenho andando pelo Nordeste com o ministro Rogério Marinho [do Desenvolvimento Regional]. A alegria daquele povo quando se abre um poço artesiano ou se inaugura um trecho da transposição do Rio São Francisco, não tem preço. Realmente é algo fantástico. Estamos fazendo por quê? Por que resolvemos servir ao povo”, disse o Presidente Jair Bolsonaro.

    Veja Mais