PROJETOS

Todos Educação Ambiental Fomento Florestal Neutralização de Carbono Material de Conscientização - Publicações

- Publicações disponíveis para download

Faça o download do nosso material clicando abaixo!


Panfleto Informativo Água

Abrir&emspDownload

Jogo dos sete erros - Vamos cuidar da nossa cidade

Abrir&emspDownload

Mini Cartilha de Meio Ambiente

Abrir&emspDownload

Caça palavras e labirinto

Abrir&emspDownload


- João Penido - Itaú Eco Mudança

Recuperação da mata ciliar na Represa Dr. João Penido no Município de Juiz de Fora/MG

Objetivos do Projeto:

Recuperar 50 nascentes que contribuem diretamente para a recarga hídrica da Represa;

Contribuir para recarga hídrica do lençol freático;

Contribuir com a neutralização de carbono;

Preservar a flora e da fauna do local e formar corredores ecológicos; Melhorar a qualidade da água do principal manancial de abastecimento de Juiz de Fora/MG.

A Represa:

Área de 68km²;

34 % de sua capacidade em Janeiro de 2015 – Tribuna de Minas, 2015;

Contribuição de 600l/s em junho de 2015. 37% de sua capacidade. JF dependente da Represa João Penido – Tribuna de Minas, 2015.

Pelo menos 09 córregos tributários possuem nascentes em áreas rurais.

Fotos


- PROMATA – Programa de Mata Atlântica

A AMAJF desenvolve projeto de Fomento Florestal na região denominado PROMATA – Programa de Proteção da Mata Atlântica. O PROMATA é uma iniciativa do Instituto Estadual de Florestas do Estado de Minas Gerais em parceria com a AMAJF e a ONG americana TNC The Nature Conservancy.

Esse Programa ao longo de 3 anos vem implementando atividades de preservação neste importante ecossistema, que se encontra fragmentado e sob grande pressão urbana.

Na região da Zona da Mata e Vertentes apenas a ONG AMAJF, foi aceita para fazer parte deste Programa. A Associação pelo Meio Ambiente de Juiz de Fora – AMAJF é responsável pelo PROMATA nos Municípios de Juiz de Fora, Santos Dumont, Matias Barbosa, Simão Pereira, Bicas, Belmiro Braga e Ewbank da Câmara.

A intenção da AMAJF é ampliar a área florestada com espécies da flora nativa da Mata Atlântica principalmente em áreas de preservação permanente (ao longo de córregos e nascentes). Também como objetivo desta iniciativa cita-se a disseminação da conscientização popular da importância da preservação da Mata Atlântica e demais valores agregados à questão ecológica.

O Projeto consiste em cadastrar propriedades rurais e destacar áreas de relevância para reflorestamento ou regeneração natural.

Até julho de 2010 foram cadastrados 1800 hectares dos quais, dos quais 500 hectares com plantio de mudas e 1300 com apenas cercamento da área para regeneração natural. O produtor que quiser participar do Programa receberá a título de incentivo financeiro/fomento florestal a quantia de R$ 140,00 a 300,00 por hectare por ano para manter a sua área cadastrada protegida, mediante um convênio firmado com a AMAJF, TNC e o IEF, além dos insumos para plantio e cercamento da área. A propriedade deve estar inserida em bacia hidrográfica estratégica e cada área não deve ser maior que 40 hectares, possibilitando a adesão de um maior número de proprietários.

Certamente essa característica do Programa é de fundamental importância, pois visa fixar as famílias no campo e ao mesmo tempo proporcionar complemento financeiro ao produtor. Os últimos dados dos beneficiados e da área afetada pelo projeto podem ser conferidos a seguir:

Produtores Cadastrados

Propriedades Cadastradas e Insumos Distribuídos

Para mais informações, basta entrar em contato com a nossa coordenação (32) 99175-4849 ou pelo emailcontato@amajf.org.br.