PROJETOS

Todos Educação Ambiental Fomento Florestal Neutralização de Carbono Material de Conscientização - Publicações

- Plante essa ideia!

1 INTRODUÇÃO

A Associação pelo Meio Ambiente de Juiz de Fora – AMAJF, é uma organização não governamental, sem vínculo partidário ou religioso, de cunho privado, fundada em 1996. Durante esse período vem desenvolvendo trabalhos de proteção de recursos naturais e conscientização ambiental com o objetivo de estimular a mudança de comportamento da sociedade, garantindo a qualidade ambiental da região onde atua. São projetos reconhecidos nacionalmente e que integram setores estratégicos da gestão ambiental brasileira.

A Associação criou o Centro de Educação Ambiental (CEA) para o desenvolvimento efetivo de projetos e ações de educação ambiental, onde recebe público de várias idades e classes sociais.

Neste sentido, através do trabalho voluntário prestado, foi criado o projeto “Plante essa ideia”, que conta com a participação de alunos da área ambiental e também daqueles que se preocupam e querem colaborar com o meio ambiente.

Com a elaboração de diversos projetos, a AMAJF acredita estar colaborando para a melhoria das condições sociais e ambientais da comunidade regional, na busca por um desenvolvimento que seja sustentável.

2 EQUIPE EXECUTORA

NOME e FORMAÇÃO

Ana Cláudia Queiroz de Souza Reis, Graduanda em Gestão Ambiental

Elvis Pavonne Oliveira, Graduando em Gestão Ambiental

3 OBJETIVO GERAL

O projeto “Plante essa ideia” busca o aumento significativo da conscientização e sensibilização ambiental do público alvo. Foca, deste modo, na educação ambiental, mostrando a diversas classes sociais a importância de se conservar não só meio em que vivemos, mas todo seu entorno.

4 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Sensibilizar e conscientizar o público presente nos lugares visitados, promovendo a educação ambiental;

- Distribuir panfletos de conscientização e sementes de diversas espécies nativas para que sejam semeadas;

- Alertar o público alvo para os problemas ambientais físicos e naturais que vem ocorrendo por ações humanas indevidas;

- Promover a sustentabilidade para conseqüente desenvolvimento social das diversas gerações envolvidas no projeto.

5 PÚBLICO ALVO

O público beneficiado diretamente envolve aqueles presentes nos locais de conscientização, dentre eles crianças, jovens, adultos e idosos.

O público beneficiado indiretamente é a população no geral, multiplicando as atitudes e contribuindo para melhoria social e ambiental de toda região.

6 METODOLOGIA

Durante a execução do projeto, serão distribuídas sementes de diversas espécies nativas, além de cartilhas de conscientização para promoção da educação ambiental.

Para cada indivíduo será esclarecida a forma de plantio das sementes e o local apropriado para replantio no campo.

Além disso, ao público alvo serão levadas curiosidades e informações relevantes para a conservação ambiental, consequente melhoria da qualidade de vida e busca pela sustentabilidade.


- Curso de Jardinagem no Viveiro AMAJF

A AMAJF em pareceria com a Fundação Alphaville lança para 2013 um curso de Jardinagem com noções básicas da função, horticultura e paisagismo.

O curso tem início em maio e permanece regularmente aos sábados até o outubro, sendo o dia 19/10 o da entrega de certificados e finalização da formação.

Serão selecionados para participar do curso 20 alunos maiores de 18 anos que tiverem realizado a inscrição fisicamente ou através da internet.

As inscrições podem ser realizadas pessoalmente na Escola Municipal João Guimarães Rosa (Av. Manoel Vaz Magalhães, 405 – Cruzeiro de Santo Antônio) ou na sede da AMAJF.

Pela internet basta preencher a ficha de inscrição no fim da página e encaminhá-la para o e-mail: amajf@amajf.org.br


- Projeto de Neutralização de Carbono

1. Objetivo:

O Projeto tem como objetivo principal efetivar uma neutralização das emissões de carbono geradas pelas empresas de modo a garantir melhoria nas condições climáticas e da qualidade do ar.

2. Metodologia:

As emissões são calculadas a partir de informações da empresa e inseridas em tabela que indica as emissões de carbono geradas pela empresa. O resultado da tabela fornece a quantidade de árvores que devem ser plantadas para neutralizar as emissões de carbono.

3. Execução:

A neutralização das emissões é feita a partir de plantio de árvores que, ao realizarem a fotossíntese, absorvem dióxido de carbono, promovendo, assim, a redução de carbono na atmosfera.

O processo de revegetação é feito em parceria com a empresa e selecionada uma área para plantio e as mudas a serem plantadas. As mudas são produzidas no Viveiro da AMAJF e tem características nativas da nossa região.

As empresas que quiserem aderir a esta iniciativa podem entrar em contato conosco através do telefone (32) 99144-0705 ou pela plataforma de contatos.

4. Empresas Parceiras e ação:

As companhias que já são parceiras dessa iniciativa são a Cardio Clínica, a Hemodinâmica do Monte Sinai e o SEBRAE-MG. Algumas das ações realizadas podem ser vistas nas imagens a seguir e neste vídeo.

´

Acompanhe as fotos pelos links a seguir:

Hemodinâmica&emspProjeto Neutralização