NOTÍCIAS


  • - Espécie de pica-pau que inspirou desenho animado será declarada extinta

    O pica-pau-bico-de-marfim, que inspirou o personagem do desenho Pica-Pau, deve ser declarado extinto, anunciaram autoridades da vida selvagem dos Estados Unidos nesta quarta-feira (29).

    Na listagem, estão outras 22 espécies de pássaros, peixes, mexilhões e outros animais selvagens.

    “Para as espécies propostas para exclusão hoje, as proteções da Lei das Espécies Ameaçadas chegaram tarde demais, com a maioria extinta, funcionalmente extinta ou em declínio acentuado no momento da listagem”, disse o Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA.

    Veja Mais


  • - Pesquisadora do CNPEM/MCTI desenvolve espuma que pode despoluir os oceanos

    Uma espuma ecológica que tem o poder de despoluir os oceanos.

    Essa é a pesquisa desenvolvida pela cientista Rubia Figueredo Gouveia do Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano), que faz parte do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), organização social vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

    O produto criado no CNPEM /MCTIutiliza nanocelulose e látex e é capaz de absorver volumes de poluentes até 50 vezes superiores à sua massa.

    Além disso, o produto é 100% natural e reutilizável e pode ser uma ferramenta importante em ações de despoluição envolvendo óleos e solventes nos oceanos.

    Rubia Gouveia é formada em química pela Universidade Estadual de Maringá (PR) e durante o pós-doutorado em Campinas (SP) foi contratada pelo LNNano. Batemos um papo com a pesquisadora que falou mais sobre o projeto.

    Veja Mais


  • - Decisões econômicas precisam incluir custos à biodiversidade, diz BCE

    Precisamos garantir que as decisões econômicas internalizem os custos e estragos dos impactos da nossa sociedade para a biodiversidade, diz Lagarde.

    A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, lembrou nesta sexta-feira (3) que, no mundo das finanças, o que não é medido acaba por ser ignorado.

    Diante disso, ela ressaltou a importância de que as decisões econômicas internalizem custos à biodiversidade.

    Christine Lagarde falou sobre o assunto no evento World Conservation Congress, em Marselha. Ela afirmou que impactos no meio ambiente, como a emissão de gases causadores do efeito estufa, são casos típicos do que os economistas chamam de externalidades.

    Veja Mais