NOTÍCIAS


  • - 77% dos brasileiros priorizam proteção ambiental em relação a avanço econômico

    Uma pesquisa realizada pelo Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria) aponta que 77% dos brasileiros consideram importante proteger o meio ambiente, mesmo que isso signifique menor crescimento econômico e menos empregos. Apenas 13% priorizam promover o desenvolvimento da economia e a geração de empregos.

    O levantamento também mostra que 96% dos brasileiros acreditam que o aquecimento global está, de fato, acontecendo. A maioria (77%) afirma que a ação humana é a principal causa, enquanto 11% acham que o fenômeno é resultado de mudanças naturais do meio ambiente.

    A pesquisa também expôs os receios da população em relação ao futuro. Para 75%, os efeitos do aquecimento podem prejudicá-los e prejudicar muito as suas famílias. E apesar de a maioria considerar a questão importante, apenas 21% disseram saber muito sobre o tema.

    Realizada pelo segundo ano consecutivo, a pesquisa ouviu 2.600 pessoas de todas as regiões do país. As entrevistas foram feitas por telefone entre setembro e novembro de 2021. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

    A degradação da Amazônia também entrou em pauta. Para 74% dos entrevistados, as queimadas do bioma não são atos necessários para o crescimento da economia. Na percepção dos brasileiros, os danos, neste caso, não são apenas ambientais: 86% consideram que a devastação da floresta é, inclusive, prejudicial à imagem do Brasil no exterior.

    Madeireiros (76%), pecuaristas (49%) e políticos (38%) são apontados pelos brasileiros como os maiores responsáveis pelas queimadas na Amazônia.

    À pergunta sobre quem mais pode contribuir para resolver o problema das mudanças climáticas, a maioria atribuiu a responsabilidade ao governo (37%), à frente das empresas e indústrias (32%), da população (24%) e das ONGs (4%).

    Veja Mais


  • - Livro infantil ensina sobre insetos da Mata Atlântica de maneira divertida

    ‘As aventuras do detetive Grasshopper e da agente Cigarrinha’ é trama com mistério, ciência e humor; veja como comprar.

    O conto chamado “As aventuras do detetive Grasshopper e da agente Cigarrinha”, traz uma trama investigativa que começa com a coleta de pistas envolvendo o sumiço de mariposas na cidade de Marisópolis – ‘terra das mariposas’.

    De acordo com Antonini Moliterno, autor da obra, a ideia é mostrar aos leitores as várias façanhas que os insetos realizam na natureza, tudo isso de um modo natural e descontraído.

    Ainda segundo ele, o livro é indicado para todas as idades. “É uma forma de popularizar os insetos dos nossos biomas, afinal, são mais de 100 mil espécies conhecidas para o nosso país. Precisamos estimular mais esses aprendizados”, conta.

    O tema do livro tem relação com a carreira acadêmica do escritor, que se graduou em ciências biológicas e fez o primeiro contato com o mundo dos insetos ainda na faculdade. “Esses animais, embora pequenos no tamanho, podem revelar surpresas pra lá de gigantes”, finaliza.

    Veja Mais


  • - Doação de mudas: parceria AMAJF e U&M

    A Ong Associação pelo Meio Ambiente de Juiz de Fora (AMA JF), por meio de seu coordenador de projetos Theodoro Guerra, doou 200 mudas de cedro, jacarandá mimoso e crotalária (específica para vasos). 

    A Rua de Brincar é uma ação do programa Boniteza da Prefeitura de Juiz de Fora, coordenada pela Secretaria de Governo.

    O evento neste domingo será das 08 horas ao meio-dia entre as ruas Benjamin Constant e Marechal Setembrino de Carvalho.

    Participe conosco e venha buscar sua muda!