NOTÍCIAS


  • - Quem é o jovem holandês que promete ser capaz de limpar 80% do lixo do oceano até 2030

    Boyan Slat decidiu se dedicar à limpeza do mar aos 16 anos e atualmente comanda uma ONG com projetos em alto mar e em rios de vários lugares do mundo. Ele diz que gostaria de atuar também no Brasil. Sua organização afirma ter equipamentos para limpar 80% do lixo plástico até 2030 e 90% até 2040.

    Hoje com 27 anos, Boyan virou CEO da iniciativa The Ocean Cleanup, que garante ter meios para retirar 80% do plástico no mar até 2030, e cerca de 90% até 2040. A promessa consta em uma carta enviada pelo jovem à organização da Conferência do Oceano da Organização das Nações Unidas (ONU), que acontece em Lisboa até esta sexta-feira (1).

    Com a criação, o ativista ganhou fama: em 2014 ele recebeu o título de “Campeão do Planeta” da ONU, o que lhe rendeu a aparição em diversas listas de jovens promissores, como a Forbes 30 Under 30 e a da revista Time. No site da iniciativa que ele comanda, há detalhes sobre o sistema de limpeza, mas também são vendidas camisetas e garrafas reutilizáveis com sua marca – Boyan virou quase uma celebridade.

    Veja Mais


  • - Gente do campo: mulheres transformam fibra da bananeira em bolsa e até lustre no Vale do Ribeira

    Associação Banarte dá um fim sustentável ao resíduo da plantação de bananas por meio do artesanato. Grupo paulista trabalha com mais 100 tipos de produtos diferentes.

    Colhe, corta, seca, pinta, vai para o tear: esse é o dia a dia dos 17 associados que compõem a Banarte, que transforma a fibra da bananeira em artesanato. O grupo é formado majoritariamente por mulheres. Saiba mais no vídeo acima.

    Há mais de 20 anos em funcionamento, a Banarte tem como objetivo gerar renda, além de dar um fim sustentável ao caule considerado um resíduo da plantação de bananas. A fibra é obtida do tronco da bananeira e como o cultivo só dá frutos uma vez, o pé morre após a colheita.

    O grupo é de Miracatu , cidade paulista que faz parte do Vale da Ribeira, região de grande importância na produção de bananas no Brasil.

    Veja Mais


  • - AMAJF - Comemoração ao dia da Mata Atlântica

    Em comemoração ao dia da Mata Atlântica, a AMAJF participa do despacho do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, que transforma a APA do Krambek em Parque Estadual do Krambek.

    O próximo passo é a negociação e cálculo de valores para desapropriação das fazendas Retiro Novo e Retiro Velho que compõem a Unidade de Conservação. Vamos acompanhar o desenrolar dos fatos.