NOTÍCIAS


  • - Dia da Árvore

    Comemoração do dia da árvore no Independência Shopping.

    AMAJF distribui mudas e cartilhas educativas para sensibilizar a população sobre a importância da preservação do meio ambiente.


  • - AMAJF em parceria com PJF/SESMAUR distribuem mudas nativas em homenagem ao dia da árvore

    AMAJF em parceria com PJF/SESMAUR distribuem mudas nativas em homenagem ao dia da árvore.

    AMAJF sempre na defesa do meio ambiente.

     


  • - Produtores rurais recebem incentivo para reflorestamento na Zona da Mata

    Ao todo, mais de 500 hectares estão sendo preservados por iniciativa da AmaJF e parceiros, que futuramente podem gerar crédito de carbono.

    Desde 2021, a Associação pelo Meio Ambiente de Juiz de Fora (AmaJF) tem desenvolvido o Projeto Carbono, em parceria com a The Nature Conservancy (TNC) e o Mercado Livre, com a intenção de incentivar produtores rurais que abrigam grandes áreas de preservação ambiental em suas propriedades a proteger e aumentar esses espaços, por meio da criação de reservas particulares de patrimônio natural (RPPN). Para que os trabalhadores plantem mais árvores, a entidade oferece recursos financeiros, através do Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), e ferramentas de plantio, como mudas, adubos e outros insumos. A expectativa é de que, no futuro, o projeto passe a gerar crédito de carbono.

    A iniciativa faz parte da campanha Restaura Brasil da TNC que busca engajar pessoas, empresas e Governos na restauração florestal da Amazônia, Mata Atlântica e Cerrado. O programa tem o objetivo de promover o crescimento de um bilhão de árvores em 400 mil hectares até 2030, e a AmaJF foi selecionada para participar, realizando ações de plantio e monitoramento na Zona da Mata.

    Para se ter uma ideia da importância de estimular a preservação nesses locais, estudo de 2021 realizado pela Embrapa Territorial, com base em dados do Censo Agropecuário 2017 e do Sistema Nacional do Cadastro Ambiental Rural (SiCAR), mostrou que as áreas dedicadas à preservação da vegetação nativa em propriedades rurais somam 282,8 milhões de hectares, o que representa 33,2% do território brasileiro.

    “Na pandemia, a demanda de consumo aumentou, e os nossos parceiros sentiram necessidade de compensar as emissões de carbono que eles estavam gerando. Por isso, surgiu a ideia de plantar árvores para neutralizar carbono. Nós somos mais próximos de produtores rurais, facilitando esse diálogo, e temos ajuda para plantar árvores. O Restaura Brasil favorece a iniciativa daquele produtor que protege mais do que o obrigado”, diz Theodoro Guerra, presidente da AmaJF.