NOTÍCIAS


  • 2020-12-03 00:00:00 - Inundação em Juiz de Fora. Tem como evitar?

    Após a trágica ocorrência de inundações no centro da cidade devemos refletir sobre algumas questões:

    1. É fato que chuvas intensas podem causar problemas à cidades fragilizadas na sua concepção urbana;

    2. Por isso, Projetos de drenagem urbana DEVEM levar em consideração a relação intensidade/duração/frequência (IDF) de chuvas ou série temporal de chuvas históricas.

    3. Impermeabilização das margens de curso d’água potencializam ocorrências de inundações.

    4. Bocas de lobo sendo utilizadas como “latas de lixo” também potencializam inundações.

    5. Inundações nas áreas urbanas, geralmente, elevam os riscos da saúde pública, podendo causar doenças graves na população.

    6. A população afetada sofre com prejuízos econômicos e psicológicos.

    Portanto, o planejamento da cidade exige uma conscientização ambiental e tratamento técnico na resolução destes problemas, sob pena de convivermos com cenas trágicas, como as de ontem em Juiz de Fora, por mais vezes.


  • 2020-12-01 00:00:00 - A emocionante Jornada da Água


  • 2020-11-23 00:00:00 - O plano para transformar metade do mundo em reserva ambiental

    A natureza está passando por um processo de extinção em massa à medida que habitats naturais são alterados pela atividade humana.

    À medida que o homem continua a expandir rapidamente seu domínio sobre a natureza — desmatando e incendiando florestas, exterminando espécies e interrompendo funções do ecossistema — um número cada vez maior de cientistas e conservacionistas influentes acredita que proteger metade do Planeta de alguma forma será a solução para mantê-lo habitável.

    A ideia ganhou notoriedade pela primeira vez em 2016, quando Edward O. Wilson, o lendário biólogo conservacionista de 90 anos, publicou a sugestão no livro Da Terra Metade: O nosso planeta luta pela vida.

    Veja Mais