NOTÍCIAS


  • - COP 26 ABORDA O POTENCIAL DA MATA ATLÂNTICA

    Referências para nossa região da Zona da Mata Mineira

    COP 26 ABORDA O POTENCIAL DA MATA ATLÂNTICA

    O Secretário de Meio Ambiente do Estado de São Paulo participou nesta quarta-feira (3), durante a COP26, em Glasgow, na Escócia, do evento que aborda o papel da Mata Atlântica na mitigação de gases do efeito estufa.

    Os dados para discussão do tema no Scottish Event Campus foram apresentados pela Organização Não Governamental SOS Mata Atlântica e elaborados a partir de uma análise histórica das emissões de gases do efeito estufa (GEEs) e o potencial de mitigação até 2050.

    O estudo inédito foi realizado em parceria com o Imaflora (Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola) e o SEEG (Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa), iniciativa do Observatório do Clima.

    O subsecretário de Meio Ambiente do Estado de SP, Eduardo Trani, participou do evento e ressaltou a importância do programa Refloresta SP, apresentado durante a COP26, como um grande aliado da preservação da Mata Atlântica, além do Cerrado Paulista.

    “Determinamos uma meta ousada que é o plantio de 1,5 milhão de hectares de vegetação nativa até 2050”, explicou Trani.

    O Refloresta SP é um dos maiores programas de restauração florestal do Brasil.

    A previsão é recuperar 800 mil hectares de área degradada por meio do programa Agro Legal e 700 mil hectares, tanto com crédito verde aos pequenos proprietários quanto com o pagamento por serviços ambientais (PSA) nos casos em que não há restauração obrigatória nem atividades econômicas consolidadas, como é o caso de pastagens de baixa capacidade agrícola.

    O investimento inicial para os créditos e o PSA será de R$ 200 milhões com recursos depositados no FECOP (Fundo Estadual de Controle da Poluição).

    Em Minas Gerais também temos iniciativas significativas que podem contribuir para redução de gases de efeito estufa.

    O Projeto Carbono que a AMAJF desenvolve em parceria com a ONG TNC e o Mercado Livre, identificam propriedades rurais com potencial de regeneração natural e firmam PSA com os produtores rurais para que essas áreas sejam conduzidas e restauradas de maneira a gerar estoque de carbono durante o período contratado.

    Iniciativa pioneira, servirá de referência no Brasil.

    Acompanhe as nossas ações.


  • - Projeto para revitalização de bacia hidrográfica vai beneficiar 14 cidades de Minas Gerais e Goiás

    O projeto Pró-Águas Urucuia foi lançado nesta sexta-feira (17/09), em Arinos (MG), com a finalidade de conservar o solo, a água e recompor vegetação nativa em dois mil hectares de áreas degradadas do Rio Urucuia visando aumentar a disponibilidade de água.

    A iniciativa integra o Programa Águas Brasileiras e tem como objetivo atender 14 cidades de Minas Gerais e Goiás. O Presidente Jair Bolsonaro participou do evento acompanhado de ministros.

    A bacia hidrográfica do Rio Urucuia é estratégica para o Rio São Francisco.

    “Quem diria, daqui de Minas Gerais, águas para o nosso Nordeste brasileiro. Tenho andando pelo Nordeste com o ministro Rogério Marinho [do Desenvolvimento Regional]. A alegria daquele povo quando se abre um poço artesiano ou se inaugura um trecho da transposição do Rio São Francisco, não tem preço. Realmente é algo fantástico. Estamos fazendo por quê? Por que resolvemos servir ao povo”, disse o Presidente Jair Bolsonaro.

    Veja Mais


  • - Espécie de pica-pau que inspirou desenho animado será declarada extinta

    O pica-pau-bico-de-marfim, que inspirou o personagem do desenho Pica-Pau, deve ser declarado extinto, anunciaram autoridades da vida selvagem dos Estados Unidos nesta quarta-feira (29).

    Na listagem, estão outras 22 espécies de pássaros, peixes, mexilhões e outros animais selvagens.

    “Para as espécies propostas para exclusão hoje, as proteções da Lei das Espécies Ameaçadas chegaram tarde demais, com a maioria extinta, funcionalmente extinta ou em declínio acentuado no momento da listagem”, disse o Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA.

    Veja Mais