NOTÍCIAS


  • - COP 26 ABORDA O POTENCIAL DA MATA ATLÂNTICA

    Referências para nossa região da Zona da Mata Mineira

    COP 26 ABORDA O POTENCIAL DA MATA ATLÂNTICA

    O Secretário de Meio Ambiente do Estado de São Paulo participou nesta quarta-feira (3), durante a COP26, em Glasgow, na Escócia, do evento que aborda o papel da Mata Atlântica na mitigação de gases do efeito estufa.

    Os dados para discussão do tema no Scottish Event Campus foram apresentados pela Organização Não Governamental SOS Mata Atlântica e elaborados a partir de uma análise histórica das emissões de gases do efeito estufa (GEEs) e o potencial de mitigação até 2050.

    O estudo inédito foi realizado em parceria com o Imaflora (Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola) e o SEEG (Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa), iniciativa do Observatório do Clima.

    O subsecretário de Meio Ambiente do Estado de SP, Eduardo Trani, participou do evento e ressaltou a importância do programa Refloresta SP, apresentado durante a COP26, como um grande aliado da preservação da Mata Atlântica, além do Cerrado Paulista.

    “Determinamos uma meta ousada que é o plantio de 1,5 milhão de hectares de vegetação nativa até 2050”, explicou Trani.

    O Refloresta SP é um dos maiores programas de restauração florestal do Brasil.

    A previsão é recuperar 800 mil hectares de área degradada por meio do programa Agro Legal e 700 mil hectares, tanto com crédito verde aos pequenos proprietários quanto com o pagamento por serviços ambientais (PSA) nos casos em que não há restauração obrigatória nem atividades econômicas consolidadas, como é o caso de pastagens de baixa capacidade agrícola.

    O investimento inicial para os créditos e o PSA será de R$ 200 milhões com recursos depositados no FECOP (Fundo Estadual de Controle da Poluição).

    Em Minas Gerais também temos iniciativas significativas que podem contribuir para redução de gases de efeito estufa.

    O Projeto Carbono que a AMAJF desenvolve em parceria com a ONG TNC e o Mercado Livre, identificam propriedades rurais com potencial de regeneração natural e firmam PSA com os produtores rurais para que essas áreas sejam conduzidas e restauradas de maneira a gerar estoque de carbono durante o período contratado.

    Iniciativa pioneira, servirá de referência no Brasil.

    Acompanhe as nossas ações.