NOTÍCIAS


  • - Mata do Krambek protegida. AMAJF alcança mais um objetivo. Agora é acompanhar a elaboração do Plano de Manejo para garantir sua conservação.

    Na última sexta-feira (21/10), o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, assinou o decreto 48.522, para a criação do Parque Estadual Mata do Krambeck, em Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira. O documento foi publicado na edição de sábado (22/10) do Diário Oficial Eletrônico de Minas Gerais.

    O parque, que conta com uma área aproximada de 292 hectares e um perímetro de mais de 7 mil metros, fica ao lado da avenida Brasil, às margens do Rio Paraibuna. O local é habitat de espécies raras e animais característicos da Mata Atlântica, além de plantas e árvores diversas. A Unidade de Conservação também é uma das maiores remanescentes do bioma da Mata Atlântica em área urbana do Brasil e a maior de Juiz de Fora.

    Em 1992, o governo de Minas criou a Área de Proteção Ambiental Mata do Krambeck, constituída por três propriedades particulares, cujos objetivos atendiam a preservação integral do patrimônio natural, devendo ser supervisionada e fiscalizada pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) e pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF). No entanto, uma das propriedades foi desmembrada e, anos depois, foi adquirida pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que fez da área o jardim botânico da instituição.

    Em 2018, o IEF, seguindo a Lei Estadual nº 20.922/13, iniciou o processo de consulta pública do projeto de criação do parque. A medida teve como objetivo receber a opinião e sugestões das populações e instituições envolvidas, visando tornar tal processo mais transparente e participativo.

    Em maio deste ano, Romeu Zema e a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Marília Melo, assinaram o despacho para criação da Unidade de Conservação. O anúncio da criação do parque se deu às vésperas das datas em que se celebra o Dia Nacional da Mata Atlântica, em 27 de maio, e também do Dia Mundial do Meio Ambiente, em 5 de junho.

    A secretária Marília Melo enfatizou que a criação do parque reforça o compromisso do Governo de Minas com a proteção ao bioma da Mata Atlântica. “O parque é lazer para todos e também uma zona de proteção para a biodiversidade local. Trata-se de um espaço de preservação em meio a um centro urbano, resultando em um desenvolvimento sustentável e consciente”, comentou.

    Com a criação, o Parque Estadual Mata do Krambeck passa a integrar o Sistema Estadual de Unidades de Conservação (SEUC) e o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC), que fornecem mecanismos legais para a criação e gestão de Unidades de Conservação, possibilitando, assim, o desenvolvimento de estratégias conjuntas para as áreas naturais a serem preservadas.

    "A criação do parque vai propiciar a toda população o acesso a esse espaço de conservação tão importante para a região”, disse a analista ambiental do IEF, Renata Meireles, que também é gerente da Mata do Krambeck.

    Veja Mais